segunda-feira, 1 de julho de 2013

Jive é o ritmo certo para dançar o rock in roll em duplas

Com origem nos bailes de rock nos Estados Unidos, ritmo também tem influência do boogie woogie

Dançar o bom e velho rock in roll pode ser uma boa definição para o estilo musical jive. Sua origem vem dos primeiros bailes estadunidenses em que o rock in roll foi tomando conta, assim como tomou conta dos jovens dos anos da década de 1950, quando dançavam freneticamente em pares. Além disso, é possível conceituar o jive como uma dança de salão, que se assemelha ao chá-chá-chá.


O jive também é chamado de jitterbug ou jive e sua popularidade nos Estados Unidos foi rápida, influenciando logo em seguida os jovens da Europa. Essa difusão foi, em grande parte, de responsabilidade das tropas americanas no fim da Segunda Guerra Mundial. Com movimentos acrobáticos, o jive também permite que o casal realize inúmeras variações, como o lindy hop – em homenagem a Charles Lindbergh, figura norte-americana famosa por ter pilotado um avião sozinho em uma viagem transatlântica sem escalas, em1927.

Influências na dança jive

Para entender um pouco mais sobre a definição de jive, a dança de salão é executada por um casal de dançarinos, praticada socialmente, como forma de diversão e integração social. Hoje em dia, serve também para serem apresentadas em competições de bailarinos. A origem da dança de salão remete aos bailes das cortes reais na Europa. Já o Cha-cha-cha, que também é uma influência do jive, é o nome que recebe a dança latino-americana de origem cubana, sendo considerada uma variação do mambo.

Originalmente, as pessoas dançavam o Jive ao som de uma mistura de rock in roll e boogie woogie americanos. O boogie woogie é um estilo de blues, caracterizado pelo som do piano e foi bastante popular entre os negros norte-americanos nos anos de 1930 a 1940. O jive é dançado pela dupla de forma muito rápida, caracterizando-se pelo ritmo e pelo balanço, uma vez que possui, ainda, a influência do swing afro-americano, que é um estilo de jazz popular que fez muito sucesso nos anos 1930. Além disso, as raízes do jive estão no Harlem, em Nova York, EUA.

Enquanto isso, o rock in roll, ou apenas rock, é um estilo musical que também surgiu nos Estados Unidos, no início da década de 1950, recebendo a influência de outros estilos musicais que o levou a se tornar uma música popular dominante em todo o mundo. Em princípio, o country, inspirado nas festas da população branca pobre rural, e o rhythm and blues, vindo do jazz negro e instrumental urbano, formaram a fusão que originou o rock.

Com esta fusão, o rock ganhou em sua composição várias guitarras e instrumentos elétricos e, inclusive, uma forte percussão. Assim, pode alimentar os dançarinos com ritmos fortes e dançantes, além de ser acompanhado também por melodias e harmonias simples. Entre os seus ícones, estão Chuck Berry, Bill Haley & The Comets e Elvis Presley, que embalaram muitos bailes dançantes de jive.

Como dançar jive

Para dançar o jive é necessário um alto grau de preparo físico. Em relação a posição correta, o casal deve estar frente a frente com aproximadamente 15 cm de separação. O homem coloca a sua mão direita nas costas da mulher, debaixo da omoplata esquerda e segura a sua mão esquerda na direita dela. Os braços do homem devem estar suavemente curvados e as mãos mais ou menos na altura da cintura. Já a mulher deve descansar o braço esquerdo no braço direito do homem, seguindo a curvatura do braço com o cotovelo.

Além do homem ser o responsável por conduzir a dança, durante a sua execução, a mulher se movimenta com voltas e giros. No entanto, ambos transmitem muita agilidade, com algumas acrobacias, demonstrando, principalmente, equilíbrio e habilidade. Por isso, é necessário que os dançarinos tenham uma forma física excelente. Hoje em dia, mesmo nas competições, continua a se dançar o jive ao som dos clássicos do rock in roll, como Elvis Presley, mas também ao som de músicas pop atuais.

Ritmo da dança jive

Sobre o ritmo em que se baseada a dança jive é possível descrever como uma dança no estilo de tempo 4/4, sendo dançado, em competições em uma velocidade de 44 bpm. No entanto, o ritmo também é dançado em um tempo reduzido, que pode variar de 32 bpm a 40 bpm. Nas competições, o jive é o último ritmo a ser dançado pelos participantes, pois é a dança mais cansativa de todos os dez ritmos que geralmente integram as competições de dança.
Dos Estados Unidos para a Inglaterra

Com a fama da dança jive nos Estados Unidos, logo ela foi levada para a Inglaterra, durante a Segunda Guerra Mundial, onde ganhou uma significativa mudança, tornando-se mais excitante e despreocupada. No entanto, logo que chegou, ela foi considerada obscena e, por isso, proibida em salões de baile. Já como competição, foi uma dança que recebeu vários nomes, como West Coast Swing, Lindy e American Swing and Rock and Roll.

Confira alguns vídeos com demonstrações da dança jive:

Nenhum comentário:

Postar um comentário