terça-feira, 18 de junho de 2013

Para andar com segurança e conforto, ciclistas devem ter cuidados especiais com a bicicleta

O trânsito congestionado das grandes metrópoles tem feito com que muitas pessoas optem por utilizar a bicicleta como meio de transporte. Ao contrário dos motoristas de carros, de motocicletas e de ônibus, os ciclistas podem chegar antes nos seus destinos, fugindo das ruas com muito tráfego e optando por caminhos alternativos. Além disso, os ciclistas evitam o estresse gerado pelo congestionamento e economizam dinheiro, bem como aproveitam para se exercitar ao pedalar.

Mas como qualquer outro veículo, a bicicleta necessita de cuidados e manutenção periódica. Claro que o investimento nisso será muito menor do que se gasta com um carro, por exemplo, e muitas coisas podem ser feitas pelo próprio piloto da bicicleta. Por isso, seguem alguns truques e dicas para que a bicicleta esteja sempre pronta para ser usada.

Como fazer a manutenção da bicicleta:

Alguns cuidados básicos vão fazer com que a bicicleta tenha uma durabilidade maior, como tirar o pó da superfície dos quadros pintados e limpar as sujeiras com um pano seco. Depois, é indicado passar um pano úmido com pouco detergente e, em seguida, secar com outro pano e lustrar com cera. As partes plásticas e a borracha dos pneus podem ser limpas com água e sabão. Mas se a bicicleta for cromada, é indicada a limpeza com um líquido antioxidante próprio. É importante lavar a bicicleta periodicamente, conforme a frequência que ela é usada. Os aros precisam se manter secos para que não enferrujem e, caso pegue chuva, é indicado aplicar nela um tratamento antioxidante.

Além disso, caso o cubo e a pedaleira foram submersos em água, é imprescindível lubrificá-los em seguida, assim, vai demorar mais para que ocorra a deterioração acelerada dos rolamentos. Para que tenha maior durabilidade é aconselhável, também, usar tinta quando a pintura for arranhada ou descascada, impedindo a oxidação. No lugar da tinta, pode-se utilizar esmalte para as unhas. As partes móveis da bicicleta podem ser lubrificadas e limpas, e os demais componentes devem sempre estar apertados e ajustados, para que evite, inclusive, acidentes ao se pedalar.

Como armazenar a bicicleta

A bicicleta deve ser guardada sempre em lugares internos, além de ser fácil de roubarem, vai evitar que pegue chuva, frio ou calor excessivo. Mesmo armazenada em local fechado, deve se manter longe da umidade para não oxidar. Do sol direto também é bom preveni-la, pois os raios ultravioletas costumam fazer com que a pintura perca a sua cor e as partes de borracha ou de plástico rachem.

Caso a bicicleta permanecer armazenada por um longo período, é importante que seja limpa e lubrificada. Também é indicado retirar o ar dos pneus até chegar à metade da pressão e pendurá-la sem que toque no chão. É melhor que a bicicleta não fique próxima a motores eléctricos, uma vez que as emissões de ozono podem afetar as suas borrachas e a pintura. Também não é indicado cobrir a bicicleta com plástico, pois a sua ‘transpiração’ pode causar oxidação do material.

Como manter a bicicleta segura

Além de ter os cuidados descritos anteriormente, em relação ao armazenamento da bicicleta, é importante que ela esteja segura também caso seja roubada. Para tanto, é importante que o ciclista tenha o registo do número de série da bicicleta, que costuma estar localizado no quadro, abaixo da pedaleira. Mas para evitar possíveis roubos, é recomendado ter um cadeado para bicicletas de alta qualidade, que seja resistente a serras de corte e corta parafusos. Para que o cadeado realmente proteja a bicicleta, ela sempre deve ser presa a um objeto ou local fixo.

Como andar de bicicleta com segurança

Os cuidados com a bicicleta não se limitam apenas a manter ela limpa e guardada com segurança. Mais importante do que isso é observar os sinais de trânsito na hora de pedalar. Por mais que não existam vias específicas para ciclistas em muitas cidades do mundo, os pilotos sobre rodas devem saber que também fazem parte do trânsito.

Por isso, os cliclistas não podem andar na contramão de ruas e estradas, nem ignorar os semáforos. Nas vias urbanas, por exemplo, e para sentirem-se mais seguros, é melhor andar junto à borda da pista, ou seja, mais próximo à calçada. Outro requisito fundamental é a utilização dos equipamentos de segurança. Capacete, protetor para joelhos e cotovelos e luvas devem faz parte da vestimenta de qualquer ciclista, em todos os momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário