terça-feira, 18 de junho de 2013

Lojas de roupas usadas pode ser um bom negócio

Os brechós são, cada vez mais, comuns nos centros urbanos e atraem muitos clientes em busca de peças diferentes

Quem é que nunca pensou em abrir o seu próprio negócio? Para muitas pessoas, esta é a única maneira de trabalhar em algo que realmente gosta. No entanto, é necessário pensar muito bem em qual estabelecimento vale a pena investir. Quem gosta de trabalhar com roupas, calçados e acessórios pode optar pelas lojas de roupas usadas, também conhecidas como brechós.

Esses estabelecimentos são boas opções para se investir, porque eles fogem do comum, sendo um diferencial da loja logo de início. No entanto, assim como qualquer outro comércio, existe uma série de cuidados que se deve ter para o negócio dar certo, assim como pós e contras em abrir uma loja de roupa usada.

A primeira coisa a se pensar é na localização do estabelecimento. É importante que seja uma região com grande fluxo de pessoas, podendo ser em grandes bairros ou nos bairros centrais. Claro que conforme o bairro, o aluguel do espaço também vai mudar, então, é necessário avaliar essa questão também, além de já ter um conhecimento prévio do local para saber que perfil de cliente aguardar. Ou seja, se forem regiões mais nobres, os preços dos produtos poderão ser mais altos, mas se o bairro for de classe média, os preços das mercadorias terão que ser mais baixos.

Por isso, é importante fazer uma pesquisa anterior e observar em quais bairros da cidade já existem lojas de roupas usadas e qual o público que costuma comprar nos brechós. Pode ser uma boa ideia instalar a loja em um bairro que possui o costume de ter outros brechós, a vantagem disso é que são lugares em que as pessoas sabem que vão encontrar o que procuram. No entanto, o contra é que a loja vai estar próxima aos seus concorrentes. Mas para isso, o empreender deve ousar na criatividade para a loja ter um diferencial.

Outra vantagem de abrir um brechó é que o empreendedor pode, no início, trabalhar com consignação, assim vai pagar pelas roupas que adquirir de outras pessoas apenas depois que as peças forem vendidas. No entanto, um contra desse negócio é caso a pessoa não tenha muitas roupas, calçados e acessórios para abrir um brechó. Assim, ela poderá comprar peças de outros brechós, de amigas, conhecidas, ou mesmo, descobrir se não existe uma loja de roupa usada que esteja à venda. Neste caso, o trabalho é simplificado, pois o dono da loja já terá uma localização conhecida e produtos para o brechó.

Outro contra de abrir uma loja de roupas usadas é que nem sempre o que as pessoas vão oferecer para venda está em bom estado e o proprietário da loja deve avaliar se vale a pena comprar, mesmo que seja por um preço baixo. Caso decida comprar, será necessário concertar ou reformar a peça, em caso de defeitos ou manchas, pois os clientes dos brechós são, cada vez mais, exigentes e procuram por roupas, calçados e acessórios em bons estados.

Quem decidir por abrir uma loja de roupas usadas também deverá manter tudo em ordem, com peças bem dobradas ou expostas em cabides, sem estarem amassadas. Um brechó pode dar bastante trabalho ao seu proprietário, pois além de verificar se não possui defeitos, as peças devem ser lavadas, em alguns casos, passadas, etc. Por isso, é importante que o dono da loja contrate ao menos um funcionário, para que possa ajudá-lo a manter a loja sempre em ordem.

No entanto, este é também um pós de ter uma loja de roupa usada, como são estabelecimentos, em geral, pequenos, não precisam de muitos funcionários e, por exigir um espaço menor, o aluguel também tende a ser menos caro. Porém, mesmo em uma loja pequena, é importante que as roupas, calçados e acessórios estejam separados por sessões, para facilitar a visualização do cliente que vai encontrar mais fácil pelo que procura.

Mesmo estabelecimentos menores exigem um horário de abertura e de fechamento padrão, para que nenhum cliente dê com a “cara na porta”. Assim, o dono do brechó pode optar pelo horário comercial que é costume em sua cidade e sempre deixar essa informação bem visível para que os clientes também saibam.

Se o empreendedor não tiver experiência na administração de lojas, ele pode fazer um curso para aprender as noções básicas ou convidar um amigo ou conhecido que tenha experiência para lhe dar uma ajuda. De qualquer forma, uma questão bem importante é que tudo seja anotado, as peças compradas, as peças vendidas, o preço de cada roupa, calçado e acessório. Mesmo que a loja não seja informatizada, o que ajudaria em muito, o proprietário pode marcar tudo isso em um caderno.

Outro ponto importante é em relação ao gosto pessoal do dono do brechó. Ele não poderá apenas ter peças que ache bonitas, ele deve lembrar que existe gosto para tudo e deve comprar roupas, calçados e acessórios mesmo que, para ele, não sejam elegantes, mesmo que não os usaria nem os desse de presente. Estando em bom estado, é importante ter produtos bastante variados.


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