
Para garantir uma viagem prazerosa, seguem algumas
dicas:
Bicicleta: além de um equipamento confortável, a bicicleta
que for usada para praticar o ciclo-turismo deve estar em bom estado. O modelo
de bicicleta também precisa ser forte e, mais importante, deve ter capacidade
para andar sobre qualquer tipo de estrada, seja asfalto ou terra. Na hora de preparar a bicicleta, ela deve ser equipada
com pisca traseiro, caso a viagem ocorra à noite, mesmo não sendo a intenção do
viajante, é preciso se precaver. Também é indicado que, ao menos um dos
pilotos, caso seja uma viagem em grupo, tenha um farol, para dar segurança à
viagem em momentos com menos claridade natural.
Ciclista: o piloto também deve estar equipado com alguns
acessórios essenciais, quando for realizar o ciclo-turismo. As luvas vão
proteger as mãos e ajudar no caso de haver alguma queda. Já o capacete, nem
precisa dizer nada, ele é mais do que importante para manter a integridade
física em caso de acidente, ou mesmo, de uma queda.
Os óculos, além de protegerem do sol, ajudam nas viagens em estradas de terra, evitando que entrem
sujeiras no olho, que podem, inclusive, machucar. Outros acessórios vão
colaborar para uma viagem sem contratempos, como uma bússola, caso seja
necessário se localizar. Já a máquina fotográfica não pode faltar, como viajar
por tantos lugares sem registrá-los e mostrar para os amigos?
Revisão: é importante que o ciclista tenha os conhecimentos básicos sobre
o funcionamento da bicicleta, porque se a viagem for longa, é bem provável que,
em algum momento, ela precise de uma manutenção. A bicicleta também deve passar
por uma revisão, antes e depois da viagem. É indicado fazer a primeira revisão
em uma oficina e depois repetir periodicamente.
Durante o
ciclo-turismo, os componentes devem ser verificados, principalmente, nos dias
em que a bicicleta sofreu maior esforço, como os parafusos e porcas da caixa de
direção e guidão e blocagens das rodas, do banco e do bagageiro. A suspensão
precisa de lubrificação semanalmente e a calibragem das rodas devem estar entre 45 e 60 psi, para rodas com
suspensão no asfalto; entre 40 e 50 psi, para rodas sem suspensão no asfalto; e
35 e 45 psi, para rodas sem suspensão na estrada de terra. A corrente, a
catraca e o eixo central, bem como as rodas, as pastilhas de freio e os cabos
de freio e marcha devem ser revisados diariamente, ao final do dia, para o piloto
certificar-se de que estão em bom estado.
Não
esquecer de levar: para manter a bicicleta e o próprio ciclista
preparados para qualquer situação, é importante carregar na viagem algumas
peças e ferramentas, como uma bomba para encher a câmara de ar, uma câmara
extra e espátulas para retirar o pneu. Já para o ciclista, o mais importante é levar
garrafas d’água cheias, para as primeiras horas de viagem. Depois, elas devem
ser frequentemente enchidas.
Alforjes: uma dica interessante é que o ciclista
adquira as mochilas próprias para engatar bicicleta, que se chamam alforjes. Elas
são grandes e fortes, podendo carregar muitas coisas, como barraca de camping,
lanterna, cadeado e corrente, extensores, mapas, filtro solar, repelente de
insetos, pomada anti-inflamatória muscular, vitamina C e pomada cicatrizante.
Todos são itens importantes para quem gosta de muita aventura sobre rodas.
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