terça-feira, 9 de julho de 2013

Slide é um dos esportes que mais libera adrenalina

Esporte slide pode ser praticado por qualquer pessoa, desde que esteja munida do material necessário e siga as medidas de segurança

A prática de esportes radicais é, cada vez mais, comum entre pessoas que desejam um pouco mais de adrenalina em suas vidas, mesmo que não sejam praticantes assíduos de nenhum desporto. Além disso, o número de escolas e locais que disponibilizam a prática dos esportes de aventura está aumentando, o que torna mais fácil encontrar profissionais qualificados para garantir a segurança dos participantes.

Alguns esportes radicais exigem um determinado preparo físico e, por isso, são praticados apenas por pessoas que têm o costume de se exercitar. Outros, no entanto, não exigem uma boa condição física do praticante e servem mais como diversão, mesmo assim o uso de todos os materiais necessários é indispensável.

Entre os desportos de aventura que atendem justamente à necessidade dessas pessoas que apenas querem momentos de entretenimento, está uma técnica de progressão com corda bastante simples de executar chamada slide. Este esporte consiste no praticante fazer uma travessia horizontal, sem colocar os pés no chão.

Material necessário para a prática do slide

Desde que sejam utilizados todos os materiais necessários, o slide pode ser praticado em diferentes lugares, desde que sejam amplos, para que não existam obstáculos no percurso. As empresas que oferecem este serviço costumam fazer a atividade em meio à natureza, em montanhas, entre árvores, etc. No entanto, o desporto também pode ser realizado entre dois prédios ou em outros lugares urbanos, para tanto, basta que existam dois pontos que sejam seguros para que os cabos fiquem bem presos.

Corda ou cabo de aço – para praticar o slide, é possível utilizar uma corda estática (pouco elástica) ou um cabo de aço. A escolha do material vai depender da modalidade que se deseja praticar. Independente da escolha, é importante que tanto um como o outro sejam presos em dois pontos em diferentes alturas. Com este desnível, a pessoa que praticar o slide conseguirá se movimentar entre os dois lugares. Para proporcionar uma segurança superior e um maior conforto dos participantes da atividade, o slide deve ser realizado com uma corda de duas vias.

Além disso, a corda ou cabo também pode ter vários níveis de inclinação e, quanto maior o desnível entre dois pontos, maior a dose de adrenalina liberada pelo praticante, uma vez que a velocidade do movimento será maior. O desnível também tem como objetivo proporcionar a impulsão para que o corpo faça o trajeto, deslizando de um lado ao outro, através de um sistema de roldanas.

Roldanas – o deslizando do praticante pela corda ou cabo acontece devido a um sistema de roldanas, por isso, elas são essenciais. As roldanas ficam presas entre os materiais de amarração que seguram o praticante e a própria corda, para que deslize por ela.
Materiais de amarração: eles vão permitir a segurança da pessoa que praticar slide, possibilitando que ela fique presa e possa deslizar na corda ou cabo de aço. Entre os materiais de amarração necessários estão:

Longe, arnês ou cadeirinha - é o nome dado à fita ou cinta de segurança costurada com mosquetão, que une a pessoa à roldana.

Mosquetões: anéis metálicos com segmentos móveis, chamados gatilhos, que se abrem para permitir a passagem da corda. Servem para conectar com segurança, através de um engate, a cadeirinha às roldanas. Também ajudam a prender o cabo ou corda nas extremidades.
Manilhas e serra-cabos – são como anéis abertos em uma das extremidades, servem para prender, junto com os mosquetões, o cabo ou corda nos dois pontos do trajeto do slide.

Fita de sangle – É utilizada quando um dos pontos for uma árvore, servindo para prender a corda ou cabo a ela.

Medidas de segurança para realizar o slide

Já que o slide não é um desporto destinado apenas a profissionais, podendo ser praticado por qualquer pessoa, mesmo sem grande preparo físico, é ainda mais importante a atenção a todos os equipamentos de segurança necessários. Além dos materiais de amarração, os EPIs – Equipamentos de Proteção Individual são imprescindíveis, sendo que nenhum deles deve ser deixado de lado.

Equipamentos de segurança – além da fita de segurança, outro EPI que não podem faltar para o praticante do slide é o capacete com padrões internacionais de segurança. Em realidade, é pouco provável que o praticante possa bater a cabeça, mesmo assim, as regras da prática segura do esporte exigem que as pessoas sempre estejam munidas de capacete para qualquer desporte de aventura.

Medidas de segurança – apesar de ser um desporto em que o praticante não deve fazer nada, a não ser aproveitar a adrenalina que estiver liberando, é importante que ele procure se equilibrar durante o percurso. Além disso, é imprescindível que segure firme a fita de segurança.

Cuidados especiais - além desses materiais que devem ser fornecidos por quem oferecer o serviço, o praticante também deve ter alguns cuidados especiais, como prender o cabelo, caso seja comprido, para que não aconteça dele ficar preso nas roldanas.


Roupas e calçado apropriados – a pessoa que fizer slide também deve estar com roupas confortáveis para a prática do esporte, como bermuda ou calção e camiseta. Também não é recomendado que esteja usando óculos, brincos, colares e pulseiras. No pé, o mais indicado é o uso de um tênis em bom estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário