segunda-feira, 15 de julho de 2013

Sambo é luta mais popular da Rússia

Apesar de ser considerado oficialmente esporte há pouco tempo, Sambo já era praticado pelos militares

Apesar de ser uma luta relativamente nova, em termos oficiais, o Sambo possui uma história mais antiga. Ela é considerada uma arte marcial moderna, que tem suas origens na União Soviética, no começo do século 20. Como esporte, o Sambo foi reconhecido em 1938. Se for traduzido de maneira livre, é possível dizer que a palavra russa para Sambo quer dizer "autodefesa sem armas".

Na Rússia, ela é bastante popular e os especialistas no esporte consideram esta luta marcial uma junção de outros estilos de “luta de vestimenta” praticada no país. São cerca de cinco mil técnicas de defesa e de ataque praticadas pelos esportistas do Sambo, o que o torno um dos esportes com mais movimentos.

No entanto, isso não é de surpreender, uma vez que o Sambo sintetiza várias outras lutas e pelo fato da Rússia ser um país que possui um grande número de combates corpo a corpo. As origens dessas lutas são bastante distantes e remetem aos combates chamados Belt Wrestling ou Luta de Braçada, nos quais os lutadores faziam uso de braçadas, rasteiras, imobilizações e outras. Por isso também, o Sambo é considerado um esporte bastante violento.

História do Sambo

O Sambo é um esporte que a sua criação foi planejada, diferente do que acontece com outros esportes, que surgem dos costumes de um povo. O seu planejamento começou no ano de 1923, quando em Moscou um grupo de entusiastas da sociedade Dínamo – sociedade esportiva fundada por sindicatos, policiais (entre eles a polícia secreta, NKVD) e o Exército Vermelho, iniciou um estudo acerca dos estilos de luta e de defesa pessoal existentes em diferentes países. Entre as lutas que deram origem ao Sambo, pode-se dizer que se destacam a luta greco-romana, aikijujutsu japonês, lutas eslavas e diversas lutas chinesas.


A partir de então, no início da década de 1930, começou a ser desenvolvido um sistema que deu as bases para a criação do novo tipo de “defesa pessoal sem armas”. Assim, com caráter oficial, o Sambo foi usado no treinamento especializado dos funcionários dos órgãos de assuntos internos.

O uso do Sambo ultrapassou as fronteiras do governo e começou a ser praticado no Instituto de Educação Física de Moscou, em 1932. Seis anos depois, ele foi reconhecido como esporte pelo Comitê de Esportes da URSS. Já em 1939, foi realizado o primeiro campeonato de Sambo na URSS, na cidade de Leningrado. Em 1940, o campeonato se repetiu, desta vez, em Moscou.

Entretanto, entre os anos de 1941 a 1946, as competições de Sambo não ocorreram, mas, em 1946, foi fundada a Seção de Sambo da União Soviética, a qual foi transformada em Federação de Sambo da URSS, em 1959. A partir de então, foram realizados combates amistosos, publicado a edição de As Regras da Luta Sambo e os campeonatos voltam a acontecer. Já na década de 1950, o Sambo aparece na arena internacional.

Com a retomada do Sambo, o esporte ganhou, cada vez mais, notoriedade e, no ano de 1990, foi, finalmente, criada a Federação Russa de Sambo. Esse fato foi definitivo para o reconhecimento do esporte, através do desenvolvimento, divulgação e popularização do Sambo.
Características

O Sambo exige dos atletas uma grande preparação física e energética, contribuindo para a habilidade de proteger a si mesmo e aos outros. Atualmente, existem quatro versões de Sambo.

Sambo esportivo: pode-se comparar esse estilo com uma mistura de judô e luta livre. A competição assemelha-se à luta japonesa, sendo que há diferenças relativas ao uniforme, protocolo e regras. Entre elas, uma diferença é a permissão de todos os tipos de chaves de perna.

Sambo de combate: esse estilo é usado pelos militares, sendo considerado, por isso, a raiz da prática. Nele, estão incluídas as formas de combate completas, como socos e chutes, por isso, é também o estilo mais agressivo.

Sambo auto defensivo: bastante parecido com o jiu-jitsu e o aikido, é um estilo usado para o praticante se defender de uma agressão, seja armada ou desarmada.

Sambo especial: já que este estilo foi desenvolvido para uso exclusivo das Forças Especiais do Exército e Forças de Reação Rápida, os movimentos variam conforme os seus objetivos, podendo ser considerado como um complemento ao Sambo de combate.

Curiosidades

Hoje em dia, o Sambo é muito praticado na Rússia, sendo que é possível totalizar 400 mil pessoas que o praticam. O país também abriga mais de 150 competições nas categorias infantil, juvenil e de veterano, bem como disputas, campeonatos e copas russas, além de torneios com premiações patrocinadas por políticos, veteranos do Sambo e heróis da URSS e Rússia.

O Sambo é um dos poucos esportes com origem na Rússia que alcançou a popularidade que ele possui hoje, não apenas no país, como em 53 outras nações. Desta forma, torna-se possível que todos os anos se realizem torneios e campeonatos mundiais de Sambo, copas mundiais individuais e de equipes e as competições na Ásia e na Europa.

No entanto, ainda não está no roll dos esportes olímpicos, o que é um desejo dos russos. Para entender um pouco melhor como funciona o Sambo, é possível remetê-lo ao estilo de luta praticada pelo personagem Zangief do jogo Street Fighter.

Diferente das demais artes marciais, o Sambo tem na faixa branca o grau mais alto e na faixa preta o grau mais baixo, organizando-se da seguinte forma:
Novichok – preta
Yunosheskiy razryad – cinza
Vzrosliy razryad – marrom
Kandidat of Master Sambo – verde
Master Sambo – azul
Master Sambo of International Class – vermelha
Grand Master – ouro

Uchitel – branca.

2 comentários: