terça-feira, 1 de setembro de 2020

Estratégias para investir mesmo ganhando pouco

Há diferentes maneiras de investir o seu dinheiro e se você pensa que isso só pode ser feito com altos valores, saiba que está enganado. Cada vez mais, as formas de investimento têm se popularizado, atraindo novos interessados em fazer um bom uso do dinheiro.

estratégias para investir seu dinheiro

Para tanto, é preciso conhecer as melhores estratégias para investir mesmo ganhando pouco. Se você tem interesse no assunto e quer saber mais, continue lendo este artigo. Nos tópicos a seguir, você encontra as principais informações. 

    • Organizar as finanças

    • Conhecer os tipos de investimento 

Organizar as finanças

Antes de descobrir quais são as melhores formas de investimento, uma estratégia importante para começar a investir é organizar as finanças. Afinal, não é recomendado investir se estiver uma bagunça a sua vida financeira.

Portanto, o primeiro passo é saber quanto você pode destinar ao investimento escolhido. Isso é feito com o adequado controle do seu dinheiro, ou seja, identificando os seus rendimentos e despesas mensais.

Para tanto, some o que você ganha mensalmente, como o seu salário e outras fontes, se for o caso, e diminua o valor total dos seus gastos. Neles, é preciso incluir tanto os seus custos fixos (aluguel, contas de luz e água, etc.) quanto as demais despesas, as variáveis.

Alguns exemplos são gastos com alimentação, transporte, vestuário, entretenimento e outros. Se você gasta mais do que recebe, fica no negativo, o que inviabiliza investir. Por isso, é preciso analisar as despesas que podem ser cortadas.

Mesmo se você não investisse, esse corte é necessário, já que é importante equilibrar os rendimentos com as despesas para ter uma vida financeira saudável. Além disso, deve-se quitar as dívidas, para então, começar a investir. 

E quanto investir? Isso vai depender do seu planejamento financeiro. O melhor é não ter que usar o dinheiro recém investido, a fim de não prejudicar o recebimento dos juros. Então, uma dica é usar apenas parte do que sobra depois que você pagou todas as suas contas.  

Conhecer os tipos de investimento 

Depois de estar com as finanças bem organizadas, outra estratégia para investir mesmo ganhando pouco é conhecer os tipos de investimento. Veja a seguir quais são os mais populares:

    • Poupança 

A poupança é considerada a aplicação mais simples, assim, é ideal para investidores iniciantes. Também se destaca pela segurança que oferece, pois é de baixo risco, embora não seja o investimento que ofereça os melhores rendimentos, devido aos seus juros baixos.

Entre as suas vantagens está o fato de não ter incidência de Imposto de Renda e ser isenta de taxas administrativas. O seu resgate é fácil e você pode escolher por abrir uma conta poupança no banco de sua preferência, podendo ser na instituição onde já é cliente.

Além disso, todos os meses, você pode colocar na sua poupança o quanto puder, inclusive, um pouco mais quando for possível. Por conta de suas características, iniciar investindo nessa modalidade é uma estratégia para quem deseja começar com cautela.

    • Tesouro Direto 

Depois de se acostumar a poupar dinheiro, você pode dar um passo adiante em termos de investimento e mudar a sua estratégia para o Tesouro Direto. Nos últimos anos, essa modalidade se popularizou bastante, pela sua rentabilidade.

Além disso, é mais um investimento seguro, como o da poupança, com a diferença que funciona com a compra de um título público ou apenas uma fração. Assim, você está emprestando dinheiro para o governo e recebendo por isso.

E mesmo ganhando pouco, pode-se optar pelo Tesouro Direto, já que o valor mínimo é R$ 30. É necessário ter uma conta bancária, para fazer a movimentação do dinheiro, e eleger um banco ou corretora para ser o seu agente de custódia, que intermedia as transações.

Nesse caso, cobra-se uma taxa de administração, sendo preciso ainda fazer um cadastro, que exige apresentar uma documentação. Com isso, você recebe uma senha para entrar no site da BM&FBovespa, que é a principal bolsa de valores do país. 

É nele onde você consulta extratos e saldos e faz operações de compra e venda. Você deve escolher o tipo de título mais apropriado para o seu perfil. Os existentes são os seguintes:

    • Prefixado;

    • Selic;

    • IGPM+ com juros semestrais;

    • IPCA+ com juros semestrais;

    • Prefixado com juros semestrais;

    • IPCA+.

No site do Tesouro Nacional, você pode analisar a melhor escolha, por meio do orientador financeiro que ajuda nessa decisão. No site da bolsa de valores, é possível ainda realizar uma simulação para verificar qual o tipo de título mais rentável conforme o valor a investir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário