terça-feira, 1 de setembro de 2020

10 Erros que não devemos cometer com o nosso dinheiro

Ficar no vermelho, com o nome sujo e cheio de dívidas é o resultado de atitudes erradas que se tem com as finanças. Portanto, saiba como evitá-las conhecendo os 10 erros que não devemos cometer com o nosso dinheiro.

10 erros evitar com dinheiro

Para tanto, confira os tópicos a seguir:

    • 1 – Não anotar os gastos do mês

    • 2 – Comprar por impulso

    • 3 – Não pesquisar preços

    • 4 – Não reduzir as despesas

    • 5 – Não planejar as compras 

    • 6 – Não conferir extratos 

    • 7 – Não prioriza despesas  

    • 8 – Não guardar dinheiro 

    • 9 – Não renegociar as dívidas 

    • 10 – Não fazer planejamento financeiro 

1 – Não anotar os gastos do mês

Um dos principais erros é o de não registrar as despesas existentes ao longo do mês. Isso porque, sem anotá-las, você não sabe com o que gastou e não tem como controlar as finanças. 

Dessa forma, é impossível descobrir se você já está no vermelho ou não. Essa atitude também prejudica o planejamento financeiro, essencial para fazer compras de valores mais altos e economizar. 

2 – Comprar por impulso

Mais um dos erros que não devemos cometer com o nosso dinheiro é realizar compras por impulso, sem avaliar se você precisa mesmo. Isso acontece quando a pessoa adquire algo simplesmente porque gosta.

Porém, gostar não é razão suficiente para comprar qualquer coisa que seja. Então, segure o impulse e pense bem antes de uma aquisição. Assim, consegue-se evitar arrependimentos e buscar preços mais baixos.

3 – Não pesquisar preços

Pesquisar preços é uma medida muito importante para quem deseja manter as finanças em dia e a saúde da sua vida financeira. E, engana-se, se você pensa que apenas bens de alto valor merecem essa pesquisa.

Até mesmo os produtos do dia a dia no mercado devem ser comparados. Isso nem sempre significa que você precisa comprar o mais barato, existem outros fatores a avaliar. Porém, deve ser colocado na balança. 

4 – Não reduzir as despesas

Outro dos erros que não devemos cometer com o nosso dinheiro é não usar de maneira inteligente e isso se refere também a não reduzir as despesas. Em geral, sempre existe alguma coisa que pode ser cortada da lista de custos ou substituída por algo mais em conta.

Esse é um dos cuidados que se deve ter de forma constante, pois os preços dos bens e serviços sempre aumentam. E da mesma forma, é necessário revisar as despesas com alguma frequência. 

5 – Não planejar as compras 

Quem planeja as compras consegue adquirir produtos com preços mais baixos e descontos significativos. Isso é possível guardando dinheiro para pagar à vista e tendo tempo para pesquisar pelo melhor preço.

Já quem não planeja compra sem organização, acumula dívidas, pode não conseguir pagá-las, fica no vermelho e pode até ter o seu nome sujo. 

6 – Não conferir extratos 

Não criar o hábito de conferir os extratos é mais um dos erros que não devemos cometer com o nosso dinheiro. Afinal, com a consulta periódica dos extratos, como o do cartão de crédito, da conta bancária, etc., consegue-se verificar a sua situação financeira.

Por isso, os extratos são aliados do controle financeiro. Além disso, caso alguém use os seus dados para fazer uma compra, é possível identificar a fraude e não ter que arcar com uma dívida que não é sua.

7 – Não prioriza despesas  

Mais uma atitude errada que muitas pessoas têm é o de não dar prioridade a certas despesas do mês. Com isso, são grandes as chances de comprar bens e serviços menos importantes e não sobrar saldo na sua conta para o que é realmente importante.

Portanto, antes pague os seus compromissos financeiros e só depois gaste com o que não for prioridade. O que sobra você pode ainda investir na poupança ou em outro investimento.

8 – Não guardar dinheiro 

Entre os erros que não devemos cometer com o nosso dinheiro está ainda o de não guardar dinheiro. Mesmo que seja uma pouca quantia, esse costume é muito importante para que você tenha uma reserva para possíveis necessidades e imprevistos. 

9 – Não renegociar as dívidas 

Antes de não pagar uma dívida por falta de dinheiro, converse com o credor e explique a situação. Em geral, as empresas fazem parcelamentos mais longos ou oferecem descontos, desde que haja o comprometimento com a dívida.

10 – Não fazer planejamento financeiro 

Outro erro é não fazer o planejamento financeiro. Ele consiste em organizar as finanças, controlar gastos, saber o que pode comprar, reduzir despesas e ter uma reserva. Essas atitudes garantem uma vida e um futuro mais tranquilos e organizados financeiramente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário